44

De repente, na consciência, algo se submete a uma apreciação meticulosa que julga a maior parte dos acontecimentos como se não passassem de ilusões e isto poderia se dar na medida categórica das paixões e sentimentos com relação ao pequeno conjunto familiar de pessoas, a dita família, ou a outro grupo onde as relações se façam relevantes e recíprocas. Mas de que outro modo senão uma extensão da ilusão ao globo poderia expor o que perturba a ordem interna de agora?
 
Votamos pelo que vemos. Ilusión no espanhol será tanto uma ilusão quanto, a depender do contexto, a expectativa, a esperança. Se temos a ilusão, a esperança, por sua vez, retém um quê de imaginário que nos compele a acreditar. 
 
Se escolhem diferente de mim, só um vence e me representa na peremptória governabilidade democraticamente decidida. Decididamente, por exemplo, um país sofre as consequências por procurar libertar e votar no condenado a escolher o juiz. E quanto mais se apoia um valentão mais ele se torna a nova cara de uma nação, mais ele se firma como a fiel representação de seu povo. A fiel representação de mim. Há algum tempo, não muito, Trump havia sido associado a essa dimensão de figura representativa.
 
Não desejava um intelectualismo vão. Acima de tudo, o amor nos conduz à justa medida e ele só se afasta de uma ilusão se as vendas são tiradas dos olhos para o que passa no todo que suplanta as aparências. Não somos deuses a decidir quem morre ou vive, mas, ainda assim, formamos aquela massa gigantesca que ainda tem o poder de decisão num aparato invisível a que um dia deram o nome de democracia.
 
Não importa agora que uma nova consciência e um novo tipo de interesse se tenha acrescido a respeito da corrupção em determinada governança circunstancial, sob determinado partido. É, sim, com alguma esperança e além da ilusão com o relacionamento em escala global com aquilo que temos por mundo, o momento de seguir ampliando a consciência e escolhendo nosso “próprio modo de queimar” quando “uma pequena vela extingue-se assim como uma tocha flamejante o faz”*.
 
* Citação atribuída à Sophie Scholl.


~
https://www.leiameporfavor.com/p/arquivo.html