11

 
Parece-me que aquele tempo em que tomamos as ruas no passado não era somente para pedir por eleições diretas, mas para diretamente protestar e pedir aos líderes que fossem aliados em nossas lutas contra um regime cansativo e triste sobre o qual estávamos mais cientes. Agora, sob circunstâncias diferentes e não encarando uma ditadura, demandamos uma governança toda nova, de novo.
Às vezes, fazemo-lo pacificamente e, às vezes, tendemos a ser mais agressivos. As pessoas poderosas no comando, os dirigentes do país, dizem que estamos sendo violentos como costumavam se expressar sobre nós nos idos anos 80.  Poderia falar por mim mesma. O que poderia uma velha mulher como eu dizer sobre os atuais aspectos inobservados da figura toda? Ela tem sido apresentada pela fúria; por pessoas trancafiadas  desejosas por saírem de uma jaula lotada tanto quanto seu líder do passado que também foi pego por fazedores e executores da Lei; novos revolucionários com pensamentos quiçá compartilhados dentre poucos estudantes que tem mais tempo para se engajar com revolução que um pedreiro que não pode parar de construir porque tempo é dinheiro e, então, tem eu, eu acho, uma pessoa aposentada carregando uma bandeira branca com um baita mastro pesado, devo dizer.
Acho que poderia somar uma voz a esse coral que canta “deixe-nos escolher de novo diretamente. Fizemos uma má escolha antes e é melhor você saber que estamos mais cientes do que você tem feito aí em cima, na Esplanada dos Ministérios”. Não me atreveria a acrescentar nisso que não havia feito nada magnífico para tentar mudar as convicções de meu companheiro de trabalho sobre levar para sua casa e família parte da comida preparada pelo chef do restaurante para o qual trabalhávamos. Nunca acrescentaria a esse canto que eu tinha, eu mesma, levado alguns pães para casa. Como um sorrateiro gatuno que rouba pão de um supermercado e é pego, era pega no ato por minha recordação, enquanto alguns dos figurões que inteligentemente e oportunisticamente dominaram a arte de roubar milhões de nós pareciam ter finalmente conhecido a justiça de Deus. Alguns deles, devo dizer.