Artigo Avulso 📄 Uma Questão de Gênero e Fé

O livro Contato é dedicado por Carl Sagan à sua filha. Esse é um romance que ainda estou começando a ler. Em determinado momento ele irá dizer que Ellie, a personagem principal, não gosta da igreja e que acha que existe uma palavra para não se gostar de mulher – misógino -, mas não uma para não gostar de homens, porque quem sabe dessas palavras são os próprios homens.

Ellie não gostava das aulas da escola dominical, porque tinha perguntas sem respostas, como, por exemplo, o fato de ter tanta barbaridade nas histórias e que isso pareça normal nas narrativas, até permissível e louvável. Ela não gosta de não ter respostas para isso. A um tempo atrás, alguém disse que a Bíblia era um livro da superioridade do homem, ou seja, machista. Eu não pude deixar de me consternar com dúvidas eu mesma.

A Questão Da Superioridade Dos Homens

Pois bem. Cheguemos a este ponto. Em Gênesis fala da criação do mundo. Tenho uma dúvida. Por que, por exemplo, dizem que houve um big bang e que nele há uma exclusividade da criação, como se Deus não pudesse ter criado o mundo por um mecanismo assim e em seguida ter feito todas as outras coisas? Do mesmo modo, do outro lado da barca, por que estão comentando o sofrimento da mulher em relação ao homem e os estigmas reforçados pela narrativa bíblica se esse mesmo livro, no mesmo Gênesis da criação do mundo, fala que tudo era dado, gratuito, e que o homem, depois do pecado, passou a trabalhar? Trabalhar! Muitas vezes, escravizar-se. Sofrer para conseguir ter o que antes era gratuito. Não. Esse livro não falou apenas das dores do parto que a mulher precisou passar a ter ou dos flagelos de se ser mulher em uma sociedade da superioridade dos homens. Ele mostrou que seria difícil também para os homens.

A Permissibilidade Do Malvado Homem Sem Punição

Naquela arcaica sociedade do Velho Testamento, os homens e mulheres construíram um mundo estranho para alguém estranho sem noção de linguagem inclusiva, inspirado por Deus, narrar a história desses homens. Números, Jeremias, Ezequiel... Chega a ficar até repetitivo, como para reforçar. Esses livros vão mostrar maldades, povos violentos. Há que ter estômago para ler esse conjunto de livros chamado Bíblia. Terras sem lei, povos por vezes governados por juízes, não havendo reis (Juízes, o livro, alguém já havia dito). O que muitos desses livros têm em comum é que há uma punição.

Pessoa X: “Punição para alguns, menos os favoritinhos”. 

Sim. E então, coube-me uma outra dúvida. Que gente pecaminosa Deus poupou e resolveu usar. Salomão, o sábio, escreve o livro de Cânticos, há sempre uma referência a que os versos sejam uma peça romântica. Salomão, que amou 1000 mulheres, ouvi certa vez. Davi, que se absteve de ser firme e fazer algo a respeito do estupro de sua filha pelo irmão dela e que mandou matar o esposo da mulher a quem ele havia tomado para si e que engravidou? Esse desrespeitoso e terrível Davi! Paulo, um perseguidor de cristãos? Eu poderia não gostar de Paulo só porque acho que ele escreveu um versículo bem denegridor da imagem geral da mulher. Para tudo e recapitula Jó, o justo, justo ele um sofredor, como que punido, dizendo a Deus algo como: “Tu punes perpetuamente?”. Um dia ouvi alguém dizer: “Davi depois virou o senhor das guerras”. Viveu guerreando. Paulo o perseguidor passou a perseguido. Foi até apedrejado e dado como morto, mas voltou à vida. Salomão tinha como seu calcanhar de Aquiles as mulheres. Esse livro de linguagem pouco inclusiva chamado Bíblia parece, afinal de contas, dizer que, seja quem a pessoa for, ela pode ser tão útil a ponto de fazer parte de uma história que irá conduzir à chegada do filho de Deus em carne, Jesus Cristo, que teve um dia uns parentes remotos, um tatatatatatatatatatataravô chamado Salomão, pelo visto filho de Davi.

Ficar nervosa

Por fim, nesse livro que comecei a ler, por sinal interessante, diz que, na situação de Ellie, uma mulher independente e progressista num mundo da superioridade dos homens, muitas irão bandear para um lado ou outro: ou vão se tornar mais agressivas ou vão se tornar reclusas. E aliás, a história toda do misógino começou depois de falar da palavra misantropo, “não gostar de gente”. Em falando sobre tornar-se mais agressivo, não que seja o caso de um nervosismo frequente, mas em falando sobre esta outra nuance da agressividade, João era um apóstolo lá no Novo Testamento que ficava nervoso e chegou a dizer pra Deus dar uma sova num povo, mas o livro diz que Jesus quer mansidão (não que isso signifique uma sistemática incapacidade de se indignar). Deus é que sabe do que mais deve fazer nessas circunstâncias. O livro diz que Jesus não veio para trazer a paz, mas a espada, mas não, isso era poesia – a Bíblia parece ter muitos versos, porque é um pouco poema. No mundo tereis aflições, diz o livro, mas tende bom ânimo, tende essa espada. 

 

  11.09.2020

Espero que isto encontre não só você mas todos os seus bem. Senão, Senhores Simpáticos Saltitantes, que dirá o mal que nos sobrevém? 

Até a próxima.💜