Artigo Avulso 📃 Lenta e triste. Não é a batida que você quer ouvir

ENGLISH

No inglês, eles têm uma única palavra para “parapeito da janela”, que é “windowsill”, embora você possa às vezes encontrá-la dividida em duas, como “window sill”. Eu acho essa uma palavra muito bonita para significar algo tão ordinário e simples. Há uma canção com a palavra “windowsill”:

 

Clique aqui para a tradução.

**

Uma canção que descreve a depressão muito atenta e acuradamente é a seguinte:

Clique aqui para a tradução.

Almeja-se dormir, talvez por longas horas, e há um desejo por amor. O mais lento dos tempos. Estereótipos não são necessários. Mas você tem uma idea de como alguém pode se sentir, ouvindo essa música.

Uma condição de saúde mental não é um estado da mente. É algo que estudiosos inteligentes ainda estão tentando entender em pesquisa. É algo de que a reforma anti-manicomial tentou mudar o conceito e construir “lares” alternativos ou “lugares de residência” e “tratamento”, modos alternativos de dar substância ao assunto e sujeitos. Sujeitos, indivíduos. Na ciência eles frequentemente são referidos como tais.

Abaixo, um vídeo interessante sobre o assunto:

Outra abordagem ao desconhecido. A dor que você pode nomear usando uma substância chamada “serotonina”, talvez “neurônios espelho”. Não sabemos onde machuca precisamente, mas machuca. Acredito que Marisa Ort disse isso uma vez. Você alguma vez já perguntou a uma pessoa com uma doença mental onde e como machuca?

**

Conhecer-se é um processo de longo prazo. Se por uma razão ou outra você teve um ou talvez muitos traumas na vida e isso aumentou as suas chances de fazer uma visita ao médico em saúde mental, psicólogo, psicanalista ou conselheiro escolar, provavelmente significa que você precisou de ajuda ao fazer isso em meio às circunstâncias. Isso é chamado de apoio.

 

O pensamento insuportável agora se transformou em palavras. Eu não sei quanto a você, mas o café me ajudou hoje. Deus, o sempre presente. Houve tempos em que precisei de outros tipos de apoio. O desânimo era evidente. Mal conseguia mover os dedos, por um momento.


Hoje, dizem, estamos vivendo o novo normal. A doença em si leva a pessoa a um tipo de isolamento dependendo de sua severidade ou tipo. As doenças mentais têm sempre estado conectadas à reclusão, isolamento. Dá para se imaginar por que nossa condição mental possa piorar em dias de mais isolamento.

Como descobri que Tudo Bem Não Ser Normal é uma série coreana que retrata o tema da doença mental, eu a mencionarei aqui:

**

Agora as palavras estão vindo suavemente. Pensar machuca. Tento usar as palavras com que consigo lidar. Essa é uma descrição do tempo em que começou a machucar em nenhum lugar e em todo lugar. A realidade chama. Você quer fugir novamente. Desta vez você fica. Toma sua medicação até não mais. Fazer da vida um lar é o maior dos desafios. Dizem que você é a parte mais fraca da humanidade, mas a batalha que você luta é a mais desafiadora. Eles não sabem disso. É um segredo do universo.